A greve continua 14 mil nas ruas…

Republicação do Educação em Greve.

Na tarde de quinta-feira (09/06) o que assistimos foi uma gigantesca assembleia estadual com incríveis 14 mil trabalhadores, seguida de um maravilhoso ato, que demonstraram toda a força da categoria dos educadores de Santa Catarina. Fazia muiiiiiiiitos anos, para falar a verdade, décadas, que não ocorria algo assim nas ruas da capital. Não era apenas empolgação, era uma unidade e força que causava arrepios nos professores, inclusive lágrimas, e que levava muitos curiosos a se apinharem nas janelas, para logo depois, contagiados, aplaudirem! Até a tarde de hoje parte da mídia e o governo especulavam que a greve estaria perdendo força, para alguns professores mais pessimistas, mesmo que enxergassem que a mesma estava fortíssima, existia certo temor pelo futuro. Entretanto, a gigantesca demonstração de força encorajou a todos, deu um novo gás para voltarmos para nossas regiões e reforçarmos essa greve histórica. Exceto o governo, que certamente está surpreso e assustado com tamanha unidade.

A guerra não acabou, mas a partir de hoje o governo Colombo tem a certeza que enfrenta um gigante PERSISTENTE: a categoria dos trabalhadores em educação. E que cada golpe que ele nos desferir, poderemos devolver!

41 comentários em “A greve continua 14 mil nas ruas…

  1. ……”VALEU DUDA”
    “Atuamos na saúde, porém não temos como ficar indiferentes a luta dos professores e estive presente na assembléia do dia 09/06/11 na passarela “Nego Queridu” levando apoio e solidariedade aqueles me ensinaram as primeiras letras.

    Carnavalizando, respeitosamente, o que vi na passarela do samba, deixo meu carinho e respeito a todos os professores.

    Desfilando na passarela Nego Quirido a Escola “ Unidos pela Educação”

    Quesitos julgados e notas:

    Enredo: Valorização, dignidade e dedicação aos filhos dos catarinenses. Nota 10

    Comissão de frente: Comando de greve, Sinte, professores. Nota 10

    Evolução: Assembléias e passeatas ordeiras. Nota 10

    Harmonia: Diálogo, negociação e unidade dos professores. Nota 10

    Samba-enredo: Professores na rua, Governo a culpa é tua. Nota 10

    Mestres das Salas e suas Bandeiras de luta: Nota 10

    Alegoria e Adereços: Faixas, cartazes, camisetas, baneres, tabelas, diplomas. Nota 10

    Bateria: composta por 65.000 ritimistas, energizada e qualificada. Nota 10

    Fantasias: Que todos(as) catarinenses tenham uma educação de qualidade prestada por aqueles que vestem Guarda pó branco, uniformes, livros, cadernos, quadros. Nota 10

    Não há duvidas que o enredo está fundamentado numa excelente argumentação, que aliado à comissão de frente que tem cumprido seu papel, dialogando, negociando, propondo e sobretudo ouvindo e respeitando as vozes que vem das arquibancadas.

    É notório o respeito no quesito harmonia sobretudo quando percebemos a sintonia entre o canto e o samba-enredo cantado permanentemente por 65.000 passistas que evoluem em suas oficinas e cursos de capacitação, tornando-se mestre das salas de aula, impulsionados pela bateria faz ecoar o desejo de respeito e valorização daqueles que tem como fantasia um mundo melhor para todos os estudantes catarinenses.

    Sendo a base de tudo, a sociedade catarinense declara a Escola “Unidos pela Educação” como a instituição vitoriosa, merecendo nota 10 em todos os quesitos.

    Carlos César ‘Duda’ Vieira – Florianópolis”
    …valeu meu irmão, abraço fraterno!!!

  2. ……A Educação é BASE da formação de um Cidadão(ã) e, por conseguinte, de uma NAÇÃO ; portanto temos que cobrar de nossos Governantes que cumpram as LEIS e que invistam de forma SÉRIA na EDUCAÇÃO!!! …Aos Companheiros(as) do MST(Movimento dos Sem Terra)nossos AGRADECIMENTOS pelo APOIO. Resistir Sempre Irmãos(as)!!! …A GREVE CONTINUA!!!

  3. …# Alexandre Borella Monteiro diz:
    10 de junho de 2011

    “Sr. Moacir Pereira. Não sou assinante do jornal Diário Catarinense, todavia o leio na escola onde trabalho. Gostaria de me manifestar. Sei que o assunto que coloco aqui não é do tópico, mas ouvi os professores de minha escola elogiarem muito a sua postura frente aos problemas que enfrentamos. O que quero expor é minha indignação com o governo estadual. Mandei um e-mail para a Secretaria da Administração do Estado, e depois mandei o mesmo para a Ouvidoria do Estado. Mas não responderam. O que está acontecendo é um desrespeito. Transcrevo a seguir o e-mail que mandei.
    Este é um e-mail de contato via http://www.sea.sc.gov.br de
    Alexandre Borella Monteiro

    Estou mandando este e-mail para expor a minha insatisfação com a atual situação. Não só minha, mas acredito que de todos os que fizeram o Concurso para o provimento de cargos de Analista em Gestão de Desenvolvimento Regional. Quando saiu o edital em maio do ano passado, vislumbramos a possibilidade de conseguir o anunciado emprego. A partir daí, nos preparamos, fizemos a inscrição – que não foi barata – compramos material de estudo e fomos à luta. Estudamos por meses. Eu, em três turnos (manhã, tarde e noite), chegando a ter insônia (problema que nunca tive) e até picos de hipertensão, devido à ansiedade. Mas me preparei bem. Chegou a prova, e consegui lograr o primeiro lugar no concurso, onde eram prometidas duas vagas. Depois da comemoração, havia a lei eleitoral que impedia nossas nomeações ainda em 2010. Mas tudo bem, o fim do ano não demoraria muito a passar. No entanto, ainda em janeiro, a notícia de que o governador adiaria qualquer contratação por 120 dias foi um duro
    golpe que tivemos que assimilar. Mas assimilamos. Foi duro ler, mas se não havia outro jeito, fazer o que? Era esperar maio. Passaram-se, no entanto, mas de 150 dias, pois já estamos em junho e… nada. Só a expectativa. O que vemos é um escárnio do governo para com nós. Usam a desculpa da folha de pagamentos inchada, mas sabem que nomeações de 72 concursados com um salário de 1900 reais não vão estourar o orçamento. O que vejo é uma falta de respeito para nós, que lutamos e conquistamos essa vaga com nosso suor, com nosso esforço, com muito estudo. O que vejo, é que somos substituídos por gente que trocou o seu voto por um emprego, mesmo sem fazer por merecer estar lá. Se o lema do governo é “As pessoas em primeiro lugar”, deveriam fazer valer esse lema. E que as pessoas que fizeram por merecer estar em primeiro lugar possam estar no lugar onde devem estar. Quem faz um Concurso não o faz só para passar o tempo, ou para se distrair. Se fizemos o Concurso para a SDR foi por
    que precisamos do emprego. Não é justo continuar essa desconsideração por nós, aprovados no Concurso e que temos direito a essas vagas. Não é justo continuar essa zombaria para conosco.

    Acho que o governo deveria fazer jus aos princípios constitucionais: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.”
    …Concurso Público deve SER A ÚNICA PORTA DE ENTRADA PARA O SERVIÇO PÚBLICO(FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL). “Estás coberto” de RAZÃO, Alexandre!!! …A GREVE DO MAGISTÉRIO CATARINENSE CONTINUA FIRME E FORTE!!!

  4. …Galera; “o ponta Pé inicial” foi dado pela Parlamentar Angela Abino; o Caminho Judicial com Apoio das Massas. “Vamos começar a balançar a jaqueira, derrubando jacas com mais de 50 quilos.” A AUDITORIA FEDERAL será feita!!! Mesmo com o “esperneio”de alguns apavorados, “estupradores da lei”. E o fio da meada é “o joguinho de LEGO.” …A GREVE CONTINUA!!!

  5. …# Marilu Antunes diz:
    10 de junho de 2011

    Ele que tire agora do Legislativo o dinheiro q desviou do FUNDEB, e pague o que nos deve!
    …É GRAVE A SITUAÇÃO ou SERIA O COLÁPSO DA EDUCAÇÃO? Seja como for, “A GREVE CONTINUA!!!”


  6. Sinte lança carta aberta

    11 de junho de 2011

    A Assessoria Jurídica do Sinte está divulgando Carta Aberta sobre a greve dos professores. Seu conteúdo é o seguinte:
    “Florianópolis, 10 de junho de 2011.
    Prezados Companheiros do Magistério,
    A Assessoria Jurídica do SINTE/SC encaminha a todos os membros da Categoria do Magistério Estadual, a pedido do Comando de Greve, alguns breves e sumamente necessários esclarecimentos, sobre questões relacionadas aos efeitos da Greve do Magistério.

    1. Primeiramente, cabe lembrar que a greve é um movimento justo e constitucionalmente assegurado a todos os trabalhadores públicos e privados, nos termos do art. 9º e do art. 37, VII da Constituição Federal.

    2. Inclusive, no caso dos trabalhadores do setor público, o direito de greve já foi garantido pelo Supremo Tribunal Federal (Mandado de Injunção n. 708).

    3. Vale ressaltar, ainda, que a greve do Magistério Público Estadual é um movimento de reivindicação justa e legítima pela aplicação da Lei do Piso Nacional, que já foi declarada totalmente constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (ADI n. 4167). Não há, no mesmo sentido, qualquer decisão judicial reconhecendo a ilegalidade da greve.

    4. Não se pode esquecer, também, que a greve, enquanto direito de todos os trabalhadores públicos, alcança igualmente aos servidores concursados (estatutários) e aos admitidos em caráter temporário
    (Professores ACT’s), de modo que qualquer punição aos grevistas, estatutários ou ACT’s, configura clara ofensa à Constituição Federal.

    5. Não há qualquer previsão em lei que limite o tempo de duração dos movimentos grevistas, que podem se alongar até o final das negociações entre a categoria paralisada e o governo.

    6. Por fim, depois da greve a pauta de negociações poderá englobar a integral reposição dos dias paralisados, de maneira a não acarretar quaisquer prejuízos aos trabalhadores, aos alunos e à sociedade em geral. Isso certamente será buscado pela categoria!

    Com tais esclarecimentos, a Assessoria Jurídica do SINTE/SC reforça
    que a greve é um direito legítimo da categoria, constitucionalmente
    assegurado, sendo que a aplicação do Piso Nacional do Magistério reflete a
    justa e legítima pretensão da categoria, o que garante a greve como
    totalmente legal e constitucional.

    Reiterando os votos de elevada consideração a toda a Categoria do
    Magistério Público Estadual, colocamo-nos à disposição para quaisquer outros
    esclarecimentos e encaminhamentos.
    Cordialmente,
    JOSÉ SÉRGIO DA SILVA CRISTÓVAM
    ADVOGADO DO SINTE/SC
    PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. MESTRE E DOUTORANDO EM DIREITO/UFSC.
    MARCOS ROGÉRIO PALMEIRA
    ADVOGADO DO SINTE/SC
    PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. MESTRE E DOUTOR EM DIREITO/UFSC.”

  7. …GALERA ; “o ponta Pé inicial” foi dado pela Parlamentar Angela Abino; o Caminho Judicial com Apoio das Massas. “Vamos começar a balançar a jaqueira, derrubar jacas de 50 quilos.”… AUDITORIA FEDERAL JÁ!!! Mesmo com o “esperneio”de alguns apavorados, “estupradores da lei”. E o Fio da meada é “o joguinho de LEGO.” …A GREVE CONTINUAR!!!
    …O MOVIMENTO NÃO VAI PARAR!!!
    …O (des)GOVERNO PICARETA ACORDAR!!!
    …………………SOOU ; E O POVO ACORDOU!!!
    …Desviou do FUNDEB; agora PAGUE o que nos deve!!!
    …É GRAVE A SITUAÇÃO ou SERIA O COLÁPSO DA EDUCAÇÃO? Seja como for, … “A GREVE CONTINUA!!!”

  8. …”JOSI ESTAMOS CAMINHANDO!” ………………………….. EDUCAÇÃO NA BASE DE UMA NAÇÃO!!! …………………………………………………………………………………………………….. 12 de junho de 2011 |
    E DAÍ?
    Josiane, 28, está desiludida

    A professora Josiane Motta, 28 anos, assume que depois de sucessivas decepções deixou de acompanhar as notícias relacionadas à política. Ela conta que quando era mais nova tinha ideais de mudar as coisas e vontade de participar ativamente da política, mas desanimou pela falta de oportunidades.

    – Eu não gosto da política pelo modo como ela é feita no Brasil – justifica ela.

    Josiane acredita que se mais exemplos positivos fossem mostrados, os jovens que pensam como ela poderiam mudar de ideia. A professora afirma que procura conversar com seus alunos na tentativa de formar uma consciência crítica desses futuros eleitores.
    …A GREVE CONTINUA!!!

  9. …A GREVE CONTINUA!!!
    …….“A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça” – Voltaire

    …….“A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte” – Martin Luther King Jr

    …”IMPEDIMENTO POR AÇÃO POPULAR” – estás certo Prof. Renato!
    “Nunca uma classe esteve tão coesa em suas legítimas reivindicações assertivas, e que também não retrocederão no que diz respeito aos direitos adquiridos. Se o governo não sabe como gerenciar a administração pública, desviando verbas da educação a outros setores, então pode sofrer até processo de “impeachment”, afinal foi 1/3 de bilhão desviado só este ano. Como irão esclarecer isto à sociedade catarinense? Amigos educandos, não recuaremos até que estes tais gestores saibam gerenciar o erário público… Abraços rumo a vitória mais que consagrada.”
    PROFº RENATO LUIZ MENZE – BALN. BARRA DO SUL – SC

  10. …NOSSO FOCO é o PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO CATARINENSE!!! A “Grana” para quitar esta DÍVIDA se encontra em poder de outros Poderes; não vamos abrir mão do que é NOSSO por Direito!!! ( LEITURA por favor:) ………….. 5de junho de 2011 | N° 9191 ” diário catarinense”…………..
    AUMENTO PARA PROFESSORES
    Afinal, tem ou não dinheiro?

    Nas últimas semanas, o governo de SC disse repetidas vezes que não tinha dinheiro para bancar o aumento salarial pedido pelos professores em greve. Novos cálculos foram feitos por técnicos da Educação e apresentados à Fazenda, e outra proposta salarial surgiu na quinta-feira. Mas, como foi possível, para o governo, aumentar os gastos máximos mensais de R$ 14 milhões para os atuais R$ 19 milhões?

    A verdade é que há dinheiro em caixa. A margem de gasto com a folha de pagamento do governo poderia aumentar em até R$ 548 milhões – e sem chegar ao limite máximo. A margem de manobra permitiu que o governo melhorasse a proposta, mas também acendeu a luz de alerta. O governador Raimundo Colombo se apressou em sugerir a criação de grupos de trabalho para avaliar demandas de outras categorias. O cenário foi confirmado, pela primeira vez desde o início da greve, pelo secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps. Nestas páginas, saiba mais sobre as contas do Estado, a aplicação dos recursos para a educação e os problemas que precisam ser resolvidos.

    Folga na folha

    A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) limita os gastos do governo federal, estados e municípios com a folha de pagamento. O Executivo, responsável pelos salários do magistério, pode comprometer até 49% da receita líquida com a folha.

    Para chegar ao limite máximo, o governo de SC teria que gastar pouco mais de R$ 853 milhões este ano. Mas nenhum governo gosta de chegar tão longe. O limite prudencial, de 46,55%, já prevê restrições para quem chegou a este ponto, como a impossibilidade da criação de cargos ou funções que possa significar aumento de despesas.

    Nas últimas duas semanas, técnicos da Educação fizeram simulações para tentar melhorar os reajustes previstos na tabela da medida provisória (MP) encaminhada à Assembleia Legislativa (AL). Só foi possível apresentar um novo quadro com valores de salário-base porque existe uma folga no orçamento antes de atingir os limites da LRF.

    Limite ampliado

    O desafio das simulações, segundo Deschamps, era aplicar o piso de R$ 1.187 para os professores que ganham menos – R$ 609,46. Os técnicos também deveriam conseguir dar ganho real às 84 variações de vencimento da categoria, sem diminuir a remuneração e respeitando o limite imposto pela Fazenda. A possibilidade inicial era de ampliar em R$ 14 milhões os gastos mensais com o magistério.

    – Já avançamos e estamos chegando a um patamar de R$ 17 milhões ou R$ 19 milhões por mês, em uma folha que era de R$ 146 milhões (mensais) – revelou Deschamps.

    A necessidade de ampliar o limite surgiu com a resistência do magistério à tabela da MP, que igualava o salário de 31 mil professores em R$ 1.187. Os outros 28,9 mil, na ativa ou aposentados, não receberiam reajuste.

    Com o sinal verde da Fazenda para ampliar o limite de gastos, o governo propôs uma nova tabela, pela qual os professores que recebem R$ 609,46 passariam para R$ 1.190.

    A tabela salarial dos professores, conquista de uma greve feita há 25 anos, prevê 12 níveis e sete outras classificações para cada um deles. Cada graduação contempla um nível diferente de formação, cursos de aperfeiçoamento e tempo de carreira.

    A nova proposta do Estado ignora o índice de 2,75% de aumento no salário-base vigente entre 21 graduações de um mesmo nível de formação. Iguala, por exemplo, o ganho inicial de 1.678 professores ativos e aposentados que hoje recebem entre R$ 609,46 e R$ 717,19.

    Faz parte da proposta a redução dos valores pagos para a regência de classe e a extinção de bonificações, como os prêmios Educar, Jubilar e por assiduidade. Apenas o Educar pode significar uma diminuição de R$ 200 para cada professor. Por isso, quem ganha menos também passaria a ter uma remuneração menor com a nova proposta do que com a MP.

    – Precisávamos fazer uma redistribuição, e quando se avança nos níveis mais altos, é preciso buscar os recursos para contemplar isso. A nova proposta distribui recursos para todo mundo, não apenas para um grupo.

    A fatia da Educação tem limite, segundo Deschamps, porque a Fazenda está analisando os recursos disponíveis, as perspectivas de arrecadação para este ano e o impacto que reajustes de outras categorias de servidores pode ter para as contas.

    – O governo tem um olhar mais global, em relação a todas as categorias. Por isso o governador propôs a criação de grupos de trabalho, como foi feito com a Educação, para avançar mais em relação aos valores para a segurança pública, a saúde e as demais categorias.

    Nunca os 25%

    Entre janeiro e abril deste ano, SC não apenas gastou menos que os 25% obrigatórios com Educação – índice que deve ser alcançado até o fim do ano –, como também gastou parte dos recursos pagando aposentados.

    Segundo dados da Fazenda, dos R$ 775,9 milhões gastos com a Educação no período, R$ 130 milhões foram usados para o pagamento de servidores inativos.

    – …………..Ao fazer isso, o governo está descumprindo um mandamento constitucional – pondera o diretor de controle da administração estadual do TCE, Nevelis Scheffer Simão…………..

    …………..Desvio de finalidade…………..

    Em 2002, o Ministério Público de SC entrou com uma ação civil pública contra o Estado para proibir que recursos do Fundef (substituído pelo Fundeb em 2007) fossem utilizados para pagar aposentados e que as verbas do fundo ficassem em uma conta específica, impedindo que os recursos fossem para outros fins que não a educação.

    O governo perdeu na primeira instância, em 2004, e recorreu. Dois anos depois, saiu a decisão final, confirmando a de 2004.

    Sem a conta específica, segundo Deschamps, os recursos do Fundeb entram na base de cálculo da receita líquida. Ou seja, a verba que deveria ser específica da Educação …………..entra na vala comum de onde saem os recursos que pagam as contas de toda a administração – incluindo o Legislativo e Judiciário…………..

    …………..Informado de que o governo continua adicionando parte do pagamento de aposentados na conta da Educação, o Ministério Público disse que irá averiguar a situação e, após esta análise, indicará as medidas necessárias…………..

    Outros nós para resolver

    No relatório sobre as contas 2010, o conselheiro do TCE Salomão Ribas Júnior questionou a não aplicação dos recursos do salário-educação no ano passado. Do total arrecadado, R$ 119,17 milhões, R$ 11,45 milhões não foram gastos. Sem contar o saldo não aplicado de R$ 15,48 milhões de anos anteriores.

    – Diante da situação em que se encontra o sistema educacional no Estado, que sofre com a retirada de recursos financeiros pelo sistema Seitec e Fundosocial, o acúmulo destes superávits se torna incompreensível – escreveu.

    Ribas questiona os mecanismos de controle do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura (Seitec) e a vinculação de receitas de impostos ao Fundosocial, que tirariam verbas da Educação – R$ 455,21 milhões nos últimos cinco anos, segundo o TCE.

    Para Deschamps, SC só vai resolver os nós do ensino se reestruturar a secretaria da Educação, otimizando recursos, agilizando processos e descentralizando parte dos recursos para serem aplicados mais rapidamente nas escolas.

    alessandra.ogeda@diario.com.br

  11. …Chegou a nossa hora!………….. “Boa Fala Professora Kelly”

    Vamos exigir o cumprimento de uma lei e um direito mínimo que nos foi negado por tanto tempo! O momento é de decisão, ou exigimos nossos direitos ou aceitamos a miséria que nos pagam calados e continuaremos sendo desrespeitados!!! O governo faz o possível para desarticular o nosso movimento: contabilizando faltas e cortando benefícios, isso não pode nos intimidar. Está na hora de mostrarmos nosso valor e nossa importância na formação de uma sociedade mais justa e que valoriza a educação !!!
    …A GREVE CONTINUA!!!

  12. …Abdias Nascimento (*1914 +2011)……. “O conselho que dou para essa Juventude é ESTUDAR, Aprender, Conhecer e se Preparar para, então, se Enganjar: Agir,Criar, Interagir e Participar da Construção das Coisas.” Um LÍDER que nos seus 97 anos de VIDA , CAMINHOS DESBRAVOU e a ESPERANÇA sempre acompanhou (liberdade, fraternidade e igualdade)…MNU (Movimento Negro Unificado) foi uma de suas AÇÕES. …A GREVE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO CATARINENSE CONTINUAAAAAAA!!!

  13. …”ATENÇÃO SENADORES E DEMAIS PARLAMENTARES!”
    Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre.

    A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

    -‘Bem-vindo ao Paraíso!’; diz São Pedro

    -‘Antes que você entre, há um probleminha.

    Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.

    -‘Não vejo problema, é só me deixar entrar’, diz o antigo senador.

    -‘Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:

    Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.

    -‘Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o senador.

    -‘Desculpe, mas temos as nossas regras. ‘

    Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

    A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.

    Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.

    Todos muito felizes em traje social.

    Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.

    Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.

    Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.

    Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.

    Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.

    Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele.

    Agora é a vez de visitar o Paraíso.

    Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.

    Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.

    -‘ E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.

    Agora escolha a sua casa eterna.’ Ele pensa um minuto e responde:

    -‘Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.’

    Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

    A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.

    Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.

    O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.

    -‘ Não estou entendendo’, – gagueja o senador – ‘Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!’

    O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:

    -‘Ontem estávamos em campanha.

    Agora, já conseguimos o seu voto…’
    …A GREVE CONTINUA!!!

  14. … Francisco diz:
    13 de junho de 2011

    “Impressionante. Os responsáveis pelo caos da Educação em Santa Catarina se reúnem para almoçar. O almoço será pago com dinheiro público que o governador diz não ter para pagar os professores de acordo com o que determina a Lei. Cardápio do almoço??? Adivinhe!!! Risada na cara dos professores. É bom lembrar que provavelmente vão receber diária que ultrapassa, com certeza, o mini lanche do vale alimentação dos professores. Este eles vão usar para pagar a gorjeta do garção. Eles vão definir qual é a próxima Lei que vão ignorar e quais os próximos recursos vão desviar. É o Brasil dos brasileiros jogado no lixo.”
    …A GREVE CONTINUA!!!

  15. …# Sidnei W Woelfer diz:
    13 de junho de 2011

    “Após 11 anos estudando ininterruptamente para poder ser um bom professor, vejo meus colegas de Taió e tantos outros milhares de colegas de Santa Catarina diante de uma situação que nos remete ao passado ditatorial.
    Somos os profissionais responsáveis pela formação de toda a sociedade. Somos os detentores da mediação do conhecimento. Profissionais em constante adaptação, sujeitos à situações desfavoráveis que lhes compromete a saúde física e psicológica. Somos aqueles que demonstram profissionalismo e amor pelas crianças e adolescentes. Somos aqueles que fazem de Santa Catarina um dos melhores lugares do Brasil para se viver. Que minhas palavras cheguem ao Sr. Raimundo Colombo e que ele se sensibilize por nossa causa. Acredito que centenas de pessoas como eu, tendem a abandonar essa profissão por medo de que o tempo passe e suas vidas profissionais sejam apagadas pela indiferença do governo.”
    …A GREVE CONTINUA!!!

  16. …# cristiane diz:
    13 de junho de 2011

    “Tática do governo:GUERRA DE NERVOS.

    Sim, anuncia na sexta medidas que nos perturbam e na segunda suspende. Querem mesmo que acreditamos que não sabiam com antecedência que o Governador ia a Brasília para a posse de Ideli. Seria um tiro no pé, não ir… Ainda acredito, que deveríamos continuar mandando emails aos deputados, haja vista que a reunião será amanha. Mas hoje, deveríamos entrar em contato com Ideli. Seja por email, seja por algum contato que tenhamos com a base dela.”
    …A GREVE CONTINUA!!!

  17. …# Prof. Msc. Vanderlei André diz:
    13 de junho de 2011

    “Isso mesmo Sr. Raimundo… É importante buscar novos aliados, pois em seu Estado aqueles que o ajudaram e ajudariam também estão deixando o barco, que já está à deriva!

    Impasse com professores?

    Não há impasse. Não há problema. Resolvermos isso na próxima semana! Vamos discutir na Justiça, quem sabe…”
    …É GREVE!!!

  18. …# Regiane de Jesus Vieira diz:
    13 de junho de 2011

    “É grande o descaso em relação à Educação! Ao invés de ficar em SC e resolver o impasse da GREVE, vai a Brasília para a posse da ministra Ideli. Amanhã faremos reuniões com os pais e vamos esclarecer a nossa luta , falar sobre o desvio de dinheiro do FUNDEB, as questões relacionadas com a compra dos LEGOS …e também sobre a reposição das aulas, pois se o governo descontar não haverá reposição. E também ressaltar que o governo foi para Brasília sendo que poderia estar agilizando as negociações.!!! PEDIR PARA OS PAIS FICAREM DE OLHO NOS DEPUTADOS, POIS SE HOUVER VOTAÇÃO DA MP VAMOS FISCALIZAR O DEPUTADO QUE VOTOU CONTRA OS PROFESSORES, POIS NÓS PROFESSORES , PAIS E ALUNOS LEMBRAREMOS DE TODOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. SENDO QUE MUITOS DEPUTADOS VÃO VIR PARA CANDIDATOS A PREFEITO… ESTAMOS DE OLHO EM VOCÊS…. PENSE NISSO!!!”
    …É GREVE!!!

  19. …# Márcia Carrinho Muniz diz:
    13 de junho de 2011

    “Mas o que é isso governador? Continua abandonando suas responsabilidades? Onde está o exemplo? Para nós cada dia sem uma resposta é no minimo preocupante, estamos esperando, assine nossa proposta, depois vai fazer turismo.”
    …A GREVE CONTINUA!!!

  20. …# Eronilde diz:
    13 de junho de 2011

    “Que absurdo, é triste saber que as pessoas gostam de brincar com sentimentos dos outros..mais tudo a vida continua..
    e vem eleição por aí. espero que as pessoas entendam..isso…”
    …A GREVE É NOSSA ÚNICA ALTERNATIVA!!!

  21. …”valeu, cacau menezes”……………….diário catarinense…13-06-2011 ……………………………………………………………………………………………………….
    ” Valorização do magistério

    Sempre foi consenso de que pela educação é que construiremos uma sociedade justa, com oportunidades iguais, onde todos viverão dignamente. Entra governo e sai governo e os investimentos prometidos para a educação ficam no papel.

    A greve do magistério prolonga-se. O que se busca, em resumo, é a valorização do professor. É reconhecer que ele é essencial para as transformações que pretendemos. Infelizmente, o piso teve que ser imposto pelo Supremo. Ridículo, enquanto outras categorias recebem tratamento privilegiado. Todos sabem que milhares de servidores dos outros poderes percebem, só de vale-alimentação, mais de R$ 950 mensais!

    Na iniciativa privada, como na Volks do Paraná, onde a greve foi encerrada após 37 dias de paralisação, seus empregados perceberão R$ 11,5 mil de participação nos lucros. É praticamente o que um professor catarinense ganha durante um ano de trabalho.

    É hora de falar a verdade e cumprir as promessas.”
    …A GREVE CONTINUA!!! GALERA NÃO TEMOS OUTRA SAÍDA!!!!

  22. …Rute Albuquerque

    Coletiva sobre recursos do Fundeb em SC
    13 de junho de 2011

    Professores da rede estadual e a bancada do PT convocaram uma entrevista coletiva a imprensa para esta terça-feira, as 15 horas, a ser concedida pela deputada Luciane Carminatti, do PT. Vai apresentar um estudo detalhado sobre o repasse dos recursos do Fundeb, o Fundo de Manutenção e

    Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. De acordo com nota divulgada, “o estudo mostra que o desvio dos recursos existe desde quando o Fundeb ainda era Fundef e chega a um montante de mais de R$ 1,3 bilhão. No sentido de rever estes recursos a deputada protocolou ações judiciais na semana passada e nesta terça apresentará à sociedade o valor que cada um dos Poderes recebeu desde o ano de 2005.” …A GREVE CONTINUA!!!

  23. …Valmor Alflen

    Esta é mais uma demonstração de coragem, apoio e reconhecimento da força e poder da união na classe profissional, contra esta politicagem sem prescedentes.
    Obrigado colegas pelo apoio.
    …É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE!!!

  24. …SC e o Fundeb

    13 de junho de 2011

    “O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.
    É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.
    A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. Marta Zen.” – …É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE !!!…….AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!

  25. …o sistema!?!?!?!Dr. Georgino: mensagem gratificante

    13 de junho de 2011

    O procurador federal Georgino Melo e Silva envia mensagem por e-mail sobre a greve dos professores e a cobertura dada ao movimento por este blog. Segue na íntegra a manifestação, que o blogueiro agradece, sensibilizado:
    “Caríssimo e Muito estimado Amigo Moacir,
    O jornalista verdadeiro não pode ter medo dos fatos e da notícia, pois
    ele é o primeiro construtor do alicerce da História.Você, com coragem
    e talento, tem mostrado à Santa Catarina e ao Brasil, que é um Jornalista verdadeiro.
    Acompanhei e acompanho, com entusiasmo, a magnífica cobertura realizada por seu Blog sobre a greve dos professores. Você, sem paixão e com muita imparcialidade , expôs ao mundo a caótica situação de nosso
    sistema educacional, onde os irrisórios salários percebidos pelos professores representam apenas uma componente da crise educacional
    que presenciamos.
    É inconcebível que no atual estágio da civilização,onde a sociedade da
    era digital rompeu todas as fronteiras, os nossos governantes ainda não se conscientizaram de que a educação é prioridade número um. e enquanto houver um analfabeto no Brasil, nossa pátria não poderá ser considerada uma nação civilizada.
    Confesso-me orgulhoso de ser Amigo de um jornalista da sua dimensão
    ética, moral, intelectual e cultural.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Queira receber um abraço do seu Amigo e admirador. Georgino Melo e Silva.” …A GREVE CONTINUA!!!

  26. …# ELVIS diz:
    13 de junho de 2011

    Esta na hora de abrir esta “caixa-preta” que é o desvio do FUNDEB.

    Vários órgãos que não tem nenhuma ligação direta com a educação recebendo parte do fundo. É um absurdo.

    Mas não deve parar por aí. É preciso investigar: Estas empresas que prestam serviço para o Estado (vigilância, merenda, do sistema de informação – algumas sem licitação. É, ainda, preciso esclarecer estes cargos comissionados, a tropa que está la na SED – já disse do IEE são, pelo menos, uns 30, só nos últimos 4 anos.)

    TODOS NA COLETIVA DA CARMINATTI AMANHÃ E QUINTA:

    TODOS À LAGES!
    …A GREVE CONTINUA!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ___FUNDEB!

  27. ….… joao gabriel rempel diz:
    13 de junho de 2011

    Caro Mestre Môa, quero parabenizá-lo pela forma imparcial como tens informado a sociedade catarinense. Penso que está mais do que na hora do Ministério Público Federal intervir no estado. Chega de tantos desvios. Nós não precisamos pagar as despesas dos demais poderes. Quero parabenizar a deputada Luciana pela investigação minunciiosa dos recursos. A sociedade catarinense agradece. Agora sabemos por que não há recursos para a Educação.
    …É GREVE!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!>>>VERBA DO FUNDEB????????????????????????????????????????????????????????????

  28. marcelocardosodasilva

    …”JUSTIÇA FEDERAL É CHAMADA PARA AÇÃO!!!”……………………………………………………….”JUIZ FEDERAL- 734 -A HORA É AGORA!!!…………………………………………………………………………………………………………. …A GREVE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO CATARINENSE CONTINUAAAAAAA!!!

  29. …… Mileidi Heiderscheidt diz:

    “Carlos Roberto”
    14 de junho de 2011
    Prezado Jornalista Mestre Môa!

    Constata-se que alguns deputados têm posição clara em defesa dos interesses da classe dos professores, ao contrário de outros. Seria muito interessante que o SINTE fizesse uma pesquisa para saber a real posição de cada deputado frente a esta “batalha”. Não se pode deixar de citar a decepcionante atuação dos deputados do PP. Um tempo atrás, eles, comandados por Ponticelli, anunciavam aos quatro ventos que eram de oposição ao governo. No atual, sem mais nem menos, gratuitamente, declararam-se, ofereceram-se sem nada exigir, para fazerem parte da base governista. Agora que o professorado, reconhecendo, conforme mensagens neste blog, o equívoco que foi eleger Colombo, poderia contar com o apoio do PP, não pode, estão alinhados com a situação. Então, justiça de faça e se dê nome aos verdadeiros apoiadores da causa dos educadores catarinenses. Altair Guidi, Angela Albino, Ana Paula Lima, Luciane Carminatti. Mais alguém se habilita? O professor que ainda votar, um dia, em LHS, Paulo Bauer, Pavan, Colombo, não merecerá ser chamado de professor! O funcionalismo estadual também! Soldados!!! À GUERRA!!!

    BOA IDÉIA! ASSINO EMBAIXO! VAMOS PEDIR AOS DEPUTADOS QUE MOSTREM A QUE VIERAM…
    OU MELHOR…VAMOS PEDIR QUE MOSTREM A CARA!

    QUEREMOS SABER QUEM SÃO!

    FAÇO CORO AO COLEGA. SINTE, PEÇA A CADA DEPUTADO(A) SUA POSIÇÃO!

    NÃO TEMOS NADA A PERDER…JÁ NOS TIRARAM QUASE TUDO.

    JUNTOS ATÉ A VITÓRIA.

    ABRAÇOS GREVISTAS A TODOS!!!
    …É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE!!!

  30. …AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!,>>>>>>>VERBA FEDERAL DO FUNDEB É DA EDUCAÇÃO!!! única solução viável para acabar com estas ILEGALIDADES!!!>>>>>>>”que vergonha , ôtôridades catarinenses”!!!………………………………………………Regina Ferreira diz:
    14 de junho de 2011

    PODERES QUE UTILIZAM ILEGALMENTE
    O FUNDEB SEM FUNDEB COM FUNDEB
    DIFERENÇA QUE DEVERIA SER APLICADO NA EDUCAÇÃO
    ALESC – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA R$ 300 MILHÕES R$ 365 MILHÕES R$ 65 MILHÕES
    TRIBUNAL DE CONTAS (TCE) R$ 120 MILHÕES R$ 144 MILHÕES R$ 24 MILHÕES
    TRIBUNAL DE JUSTIÇA R$ 770 MILHÕES R$ 900 MILHÕES R$ 130 MILHÕES
    MINISTERIO PÚBLICO R$ 261 MILHÕES R$ 316 MILHÕES R$ 55 MILHÕES
    UDESC R$ 191 MILHÕES R$ 227 MILHÕES R$ 36 MILHÕES
    TOTAL R$ 1,642 BILHÕES R$ 1,952 BILHÕES R$ 310 MILHÕES

    R$ 310 MILHÕES são desviados da educação
    1. Gelson Merício –(ALESC), diz que estão abertos ao diálogo, ainda afirma que incluir o FUNDEB na base de cálculo é um engano, mas alega ter seus compromissos financeiros;
    2. Luiz Robert Herbst – presidente TCE é contra a retirada da verba do FUNDEB, sabem quantos funcionários há no TCE? E quanto ganha cada conselheiro? São 530 funcionários e cada conselheiro recebe R$ 26.500,00;
    3. Lio Marcos Marin, procurador-geral da Justiça (Ministério Público) é contra a retirada da verba do FUNDEB, alega que precisa construir novas procuradorias e promotorias;
    4. José Trindade Santos (Tribunal da Justiça) afirmou ser contra a redução dos repasses do FUNDEB, explica que há investimentos a serem honrados – criação de novas comarcas;
    5. UDESC – sem explicações até o momento. …A GREVE É NOSSA ÚNICA ALTERNATIVA!!! GALERA, “o (des)gOVERNO de Santa Catarina, está mais perdido que cachorro quando cai de caminhão de mudança!” Nosso Movimento esta FIRME E FORTE!!!

  31. …”Para SER Professor(a) é Preciso SER Persistente e Paciente… e nunca Perder o Bom Humor…” …a base aliada = tríplice aliança, está “ATORDOADA” e deputados literalmente batem cabeças! …A GREVE é JUSTA/LEGAL, portanto CONTINUAAAAAAA!!!

  32. …em 25 anos de MAGISTÉRIO; este movimento de 2011 me SURPREENDE; é HISTÓRICO, pela Força, pela Criatividade e acima de tudo pela TOMADA DE CONSCIÊNCIA das Senhoras/Senhores MESTRES(“Meninas e Meninos” responsáveis pela formação da próxima GERAÇÃO)…”está em jogo um projeto de NAÇÃO!”………………………………………SÍMBOLO DE FORÇA E LUTA = MAGISTÉRIO CATARINENSE………….. Educação a fórmula CERTA para COMBATER a “corja corrúpta”! AUDITORIA FEDERAL JÁ na Secretaria de Educação de Santa Catarina, com relação a aplicação das VERBAS Federais do FUNDEB! É GREVE; É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE ÉGREVE.

  33. … Iara Maria Schussler Nicolau diz:
    14 de junho de 2011

    Ao que tudo indica, o governador foi buscar conselhos com LHS, Paulo Bauer e quem sabe com Sérgio Cabral.
    Passamos de vítimas a vilões. Não falta muito não para sermos algemados.
    Daqui a pouco teremos de nos explicar na justiça em relação à: ilegalidade da greve, abandono de emprego; ano letivo comprometido, achatamento do plano de carreira; percentual muito elevado da regência de classe; desobediência; alunos prejudicados; … Ora, que nos demita de uma vez, que humilhação!

    Estou com o colega José Wilson, abro mão do meu aumento.

    E se tivermos de retornar devido à aprovação da tal MP, que assim seja, vamos replanejar nossas aulas, rever nossos conceitos, formular novas estratégias para ELEVAR a qualidade de ensino em SC.
    …A GREVE CONTINUA!!!

  34. …… Janete Alda de Miranda diz:
    15 de junho de 2011

    “Há alguns anos, cansada de uma greve extremamente frustrante, li num livro (talvez revolucionário) seguinte frase: não há lei que resista à força do povo nas ruas.
    Então é o que está posto: Se não há lei, se ninguém respeita ninguém, se cadeia é só para os ladrões de galinha… O que pode fazer um povo que está ajoelhado diante do seu algoz??? Morrer ou matar?

    Parafraseando Rui Barbosa… De tanto ver prosperar os deputados, chego a ter vergonha de ser
    professora!

    Vamos lá, Magistério! Cabeça erguida! A greve é algo assim como “perfurações lentas em tábuas duras!”

    Abraços aos companheiros de luta,”

    Proª Janete Miranda
    …abraço fraterno, até a vitória!!!>>>>>>>A GREVE CONTINUA!!!

  35. … Lucimar diz:
    15 de junho de 2011

    Que vergonha!
    A quanto tempo já vinha acontecendo esse roubo; desvio com a conivência dos poderes que nos representam…
    Desde 2002…E nós cidadãos acreditando na seriedade dos nossos representantes!
    Só representam a si mesmos e aos seus.
    Cada dia sentimos mais repulsa dessa máquina administrativa.
    E nós educando nossos alunos para terem caráter, ética, princípios, valores.
    Não estamos dando a eles a chance de se defenderem, não os ensinamos a suspeitar de seus representantes. Ao contrário estamos sendo coniventes com essa falta de seriedade, pois formamos crianças e adolescentes indefesos contra essa doença crônica que assola nossa política.
    Que pesar, que tristeza!
    Professora Lucimar Pereira Dri.
    …É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE!!!

  36. …boa escrita, cacau menezes!!!…diário catarinense…16-06-2011

    Os xarás

    Parece que foi mais fácil ao xará do governador ter descoberto a América do que o Raimundo descobrir uma saída para achar o fim da greve dos professores. E mais: se a legalidade do movimento for submetida à apreciação do Judiciário, o Estado não vai se sair bem. Isso explica a falta de encaminhamento do assunto para ser resolvido pela Justiça.

    O troco

    Há poucos dias, Cacau noticiou, em primeira mão, a decisão do senador Paulo Bauer de se lançar logo candidato ao governo do Estado, aproveitando o que considera um começo de governo sem mão de ferro, frouxo, sem atitude, de Raimundo Colombo.

    Ontem, ao ler nesta coluna a notícia do superfaturamento apurado pelo Tribunal de Contas de brinquedos pela Secretaria da Educação, Cacá Pavanello, da terra de Bauer, Jaraguá do Sul, e no gabinete de Raimundo, queria saber se Paulo Bauer for governador, vai governar com essas “mãos de ferro” com as quais comprou os brinquedos? Pois agora? …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ…”cadê a grana do Fundeb??? Se o “gato” comeu, “cadê” o “gato”? Vamos começar a balançar a “jaqueira”!!! Aceitamos “jacas maduras e bem pesadas”.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> A JUSTIÇA FEDERAL JÁ ESTÁ NO CIRCUITO!!!!!!!

  37. … Eraldo Arruda diz:
    17 de junho de 2011

    A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.
    Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

    Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

    As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

    O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

    Elas simplesmente responderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”

    Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

    Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

    Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos…
    UBUNTU PARA VOCÊ!

    Prof. Eraldo ACT ……………………………………………………………….…UBUNTU MESTRE ERALDO!!!

  38. … Noticias ……………………………………………………………………………….
    Vice-governador é alvo de protestos no Sul do Estado
    Professores em greve impediram Pinho Moreira de participar de solenidade de homenagem ao ministro Fernando Haddad, em Criciúma

    @tolentino_ND
    Florianópolis

    Fernando Haddad foi cercado por grevistas na porta da Unesc.

    O vice-governador Pinho Moreira (PMDB) foi alvo, na manhã dessa quinta-feira, de protesto de professores, em Criciúma, no Sul do estado, durante visita do ministro da Educação Fernando Haddad, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina). Cerca de 100 professores, em greve, gritavam palavras de ordem contra Pinho, que acompanhava o ministro pelo campus, e o impediram de participar da solenidade. O grupo, que gritava “Pinho, a greve é culpa sua”, tentou entrar no auditório e a segurança foi acionada, dando início a um empurra-empurra.

    Os petistas Pedro Uczai e Cláudio Vignatti tentaram conter os manifestantes, sem sucesso. O secretário de Articulaçao Nacional, Acélio Casagrande, acabou representando o governador Raimundo Colombo no evento. O vice-governador não quis comentar o ocorrido e foi embora.

    Durante o discurso, o ministro Fernando Haddad reconheceu como legítimo o movimento da categoria e foi aplaudido……………………….. “A única coisa que senti falta em minha biografia foi a defesa incondicional do piso dos professores”, destacou ele. ………………………………………………………….…A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!! “CADÊ A VERBA DO FUNDEB???”

  39. ….É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE!!!!!!!………SÍMBOLO DE FORÇA E DE LUTA = MAGISTÉRIO DE SANTA CATARINA………………..Por MELHORES CONDIÇÕES na Educação; …Pela VALORIZAÇÃO DOS ESTUDANTES E EDUCADORES do Nosso Estado;…Pelo respeito ao PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO;…Por CONCURSO PÚBLICO imediAto(último Concurso foi em 2005);…Contra qualquer FORMA DE OPRESSÂO(assédio moral)-Circular 691/2011; DECRETO 3.593/11/2010.
    …Dona Elizete MeLLo,”a toda poderosa do relho” na Secretaria Estadual de Educação é mulher do Deputado Jorginho MeLLo???E também é mãe do atual Secretário de Estado do PLLanejamento Felipe MeLLo??? Seria isto NEPOTISMO??? …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!! “CADÊ A VERBA DO FUNDEB???”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.